Álcool e Drogas


Núcleo de Álcool e Drogas

O Núcleo de Álcool e Drogas (NAD) do Hospital Sírio-Libanês oferece uma equipe de profissionais multidisciplinares de excelência que atua na avaliação, no diagnóstico, no tratamento e nas reinserções social e laboral de pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Além da assistência, o núcleo tem como alicerces o ensino e a pesquisa, a prevenção e a responsabilidade social.

Toda a equipe do NAD trabalha em conjunto para obter os melhores resultados por meio de tratamentos específicos para a necessidade de cada indivíduo. O paciente pode ser encaminhado ao núcleo pelo médico que o acompanha, por outros médicos do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês ou, se preferir, pode entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento.

Na primeira consulta ambulatorial, o paciente é recebido por um médico psiquiatra especializado que levanta informações essenciais para o primeiro diagnóstico. É a partir dessa avaliação que será desenhado um plano de tratamento individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente.

No Pronto Atendimento e nas unidades de internação, enfermeiros serão treinados para identificar e encaminhar os pacientes com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas para um cuidado adequado a suas particularidades.

Riscos do consumo abusivo

O consumo abusivo de álcool e drogas é um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% de todas as mortes no mundo estão relacionadas ao uso nocivo de álcool. No Brasil, estima-se que a taxa de abuso/dependência do álcool seja de 5,6%. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 247 milhões de pessoas usaram drogas no último ano, sendo que 29 milhões apresentam transtornos por conta dessas substâncias. No entanto, apenas uma em cada seis pessoas nessas condições recebe tratamento.

O uso nocivo de álcool e drogas afeta vários aspectos da vida do indivíduo e daqueles a seu redor. Em muitos casos, gera problemas graves, como acidentes, violência, desenvolvimento ou agravamento de doenças, queda no desempenho escolar e no trabalho, ou transtornos mentais e conflitos familiares.

Somado a isso, os processos de diagnóstico e tratamento ainda sofrem com a negação do problema, o preconceito e a falta de informação, tornando-os ainda mais difíceis.

Informações

Telefone
  • +55 (11) 3394-5007
Horário de funcionamento
  • Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
  • Sábados, das 8h às 12h.
  • Domingos e feriados: não há atendimento.

O Núcleo de Álcool e Drogas (NAD) do Hospital Sírio-Libanês tem como seus principais pilares a assistência, o ensino, a prevenção e a responsabilidade social.

Assistência

O NAD conta com uma equipe de psiquiatras capacitados para realizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes que fazem uso nocivo de álcool e drogas. O atendimento clínico é integrado e completo, visando atender às necessidades de cada paciente.

A consulta é o primeiro contato do paciente com a equipe de apoio. Nela, é feita uma triagem na qual são avaliados vários aspectos, como a presença ou não de transtornos psiquiátricos e seus impactos na qualidade de vida do indivíduo; tratamentos realizados anteriormente; exames e expectativas do paciente.

A partir desse primeiro contato é desenvolvido um plano de tratamento adequado a cada paciente e avaliada a necessidade de tratamentos complementares, como terapia individual, em grupo, orientação aos familiares, entre outras ações.

A equipe também está preparada para diagnosticar o surgimento de outras doenças que o paciente possa desenvolver, como depressão, ansiedade, fobias, neuropatias periféricas, pancreatite, entre outras.

O tratamento é voluntário, individualizado e realizado em ambulatório, podendo contar com internações hospitalares para desintoxicação.

Ensino

O Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês oferece treinamento para os profissionais que pretendem trabalhar com a prevenção ao uso de álcool e drogas na sociedade.

O núcleo desenvolveu um curso de capacitação para enfermeiros preceptores e equipe multiprofissional que tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais em relação a aspectos como abordagem, cuidado, acolhimento e encaminhamento do usuário, além de contribuir para a elaboração de estratégias para enfrentamento dos problemas decorrentes do uso de álcool e drogas.

Prevenção

A equipe do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês realiza programas preventivos por meio de palestras em escolas e nas empresas.

  • Em escolas: o foco são os alunos, pais e equipe pedagógica. O objetivo é evitar a experimentação por meio da redução de fatores de risco e do reforço de fatores de proteção.
  • Em empresas: o programa é direcionado os colaboradores e tem o objetivo de medir o impacto dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas e propor intervenções para sua redução.

Você está visualizando:

Página inicial desta especialidade

Álcool e Drogas

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade:

 

  • ​​​​