Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas

Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas

O Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês reúne em um só lugar, especialidades pediátricas a fim de atender as necessidades específicas de cada criança e seus familiares.

Cada vez mais a criança e o adolescente têm sido vistos com um olhar mais profundo em cada um de seus sistemas e peculiaridades que as diferenciam dos adultos, motivo pelo qual surgiram especialistas - dentro da própria Pediatria - que se encontram mais capacitados a resolverem problemas específicos.

É o caso de crianças asmáticas que podem ser acompanhadas por pneumologistas pediátricos ou crianças com problemas de crescimento ou obesidade que podem ser avaliadas por endocrinologistas especializados.

Informações:
Telefone: +55 (11) 3394-5007
Das 8h às 20h, seg. a sex. e das 8h às 12h, sáb.
AGENDE UMA CONSULTA

Coordenador

Dr. Marcello Creado Pedreira - CRM: 65.377

Equipe

» Alergia e Imunologia

» Cardiologia

» Cirurgia Pediátrica

» Dermatologia

Dra. Silmara da Costa Pereira Cestari - CRM: 36770

» Endocrinologia

  • Dra. Claudia Teixeira Cabido Pinheiro - CRM: 144.233
  • Dr. Joao Leonardo Ferro - CRM: 145.562
  • Dra. Leticia Kamio Teshima Kobayashi - CRM: 124.987
  • Dra. Paula de Figueiredo Presti Popoutchi - CRM: 144.565

» Gastroenterologia

  • Dr. Marcio Miasato - CRM: 128.492
  • Dr. Marcos Jiro Ozaki - CRM: 97.443
  • Dr. Ricardo Katsuya Toma - CRM: 80.430

» Genética

» Hebiatria

  • Dr. Carlos Alberto Landi - CRM: 51.645
  • Dra. Giovana Chekin Portella - CRM: 141.010
  • Dra. Silvia Maria Balieiro Nigro - CRM: 57.700

» Hematologia

  • Dra. Lilian Maria Cristofani - CRM: 51.389
  • Dr. Paulo Taufi Maluf Junior - CRM: 21.769

» Hepatologia

  • Dra. Adriana Porta Miche Hirschfeld - CRM: 115.609
  • Dra. Gilda Porta - CRM: 20.466
  • Dra. Irene Kazue Miura - CRM: 41.808
  • Dra. Renata Pereira Sustovich Pugliese - CRM: 48.218
  • Dra. Vera Lucia Baggio Danesi - CRM: 66.505

» Infectologia

Dra. Maria Zilda de Aquino - CRM: 25.584

» Nefrologia

» Neurologia

  • Dra. Adriana Mandia Martirani - CRM: 145.795
  • Dra. Christiane Cobas Pedreira - CRM: 71.369
  • Dra. Clarissa Bueno - CRM: 97.366
  • Dra. Eliana Garzon - CRM: 63.542
  • Dra. Fernanda de Castro Monti Rabelo - CRM: 133.110
  • Dra. Leticia Maria Santoro Franco Azevedo Soster - CRM: 122.544
  • Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada - CRM: 90.419
  • Dra. Miriam Salvadori Bittar Guaranha - CRM: 70.348
  • Dr. Vinicius Scaramuzzi - CRM: 54.301

» Ortopedia e Traumatologia

  • Dr. Bruno Sergio Ferreira Massa - CRM: 122.617
  • Dr. Felippi Guizardi Cordeiro - CRM: 144.241
  • Dr. João Pedro Ramos Sampaio Rocha - CRM: 168.422
  • Dr. Luiz Antonio Pellegrino - CRM: 110.432
  • Dr. Luiz Renato Agrizzi de Angeli - CRM: 159.112
  • Dra. Patricia Moreno Grangeiro - CRM: 97.457
  • Dr. Roberto Guarniero - CRM: 18.004

» Déficit de Aprendizagem

Dr. Francisco Frederico Neto - CRM: 42.818

» Pacientes Crônicos

Dra. Lucila Santana Faria - CRM:: 57.356

» Pneumologia

» Psiquiatria

» Reumatologia

» Urologia

  • Dr. Marcos Giannetti Machado - CRM: 72.342
  • Dr. Paulo Renato Marcelo Moscardi - CRM: 128.380

Contando com 20 especialidades e mais de 80 profissionais entre médicos, psicólogos, fonoaudiologistas e outros profissionais de saúde, o Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos de diversos especialistas em Pediatria, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. São as seguintes as especialidades disponíveis para a marcação de consultas: Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cirurgia, Dermatologia, Distúrbios de Aprendizagem, Endocrinologia, Gastroenterologia, Genética, Medicina do Adolescente, Hematologia, Hepatologia, Infectologia, Nefrologia, Neuropediatria, Ortopedia, Paralisia Cerebral, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia e Atendimento a Pacientes Crônicos.

A equipe de Alergia e Imunologia do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês está preparada para atender os mais diversos tipos de alergia e defeitos da imunidade. A criança que nasce em uma família onde pelo menos um dos pais ou irmãos já vivem com algum tipo de alergia apresentam uma maior chance de também desenvolver alergias. Mesmo em famílias não alérgicas, as crianças e adolescentes têm uma chance de até 20% a 30% de desenvolver alguma alergia ao longo da vida e que podem começar logo nos primeiros meses de vida, como ocorre com a alergia na pele - a conhecida dermatite atópica - ou a alergia alimentar, principalmente após a introdução do leite de vaca. O chiado no peito, que pode ser apenas decorrente de uma simples infecção viral, deve ser investigado quando surge de forma repetida, a fim de se saber se a criança poderá vir a ter asma. A rinite alérgica, em geral, é uma doença alérgica que pode ocorrer na criança e no adolescente e se confunde muito com resfriados de repetição. As reações a picadas de insetos, reações na pele com urticária, reações graves com anafilaxia ou mesmo reações a medicamentos são outro campo importante de atuação dos alergistas, os quais podem interpretar e indicar desde exames mais específicos até tratamentos preventivos ou de controle das diferentes doenças alérgicas. Não menos importantes do que as doenças alérgicas, são os processos infecciosos que ocorrem nas crianças ao longo dos primeiros anos de vida e que também preocupam os pais e podem causar grande número de idas a pronto-socorros e até internações para controlar as infecções com antibióticos. Saber se essa criança está apenas amadurecendo sua imunidade ou se já apresenta algum tipo de falta ou desvio da imunidade é papel do especialista em Imunologia, o qual tem a capacidade de diferenciar, com uma boa história clínica e exames específicos, a evolução da imunidade ou seus defeitos. Hoje, a especialidade de Alergia e Imunologia encontra-se em um alto patamar de conhecimento e pesquisas de novas formas de avaliação e tratamento das doenças alérgicas e da imunidade. Por isso, necessita de médicos especialistas com conhecimentos constantemente atualizados e que possam reduzir os efeitos dessas doenças em crianças e adolescentes, por meio de diagnósticos rápidos e precisos e seu adequado controle.

A evolução tecnológica e científica da Cardiologia Pediátrica tem sido marcante nas últimas décadas. Avanços na ecocardiografia, nas cirurgias e em procedimentos hemodinâmicos (cateterismos) têm possibilitado tratamentos cada vez mais eficazes, aumentando as chances de sobrevida com melhor qualidade de vida para as crianças com problemas no coração. A consulta com um cardiologista pediátrico permite definir ou excluir um diagnóstico de cardiopatia, além de esclarecer dúvidas e dar suporte aos familiares. Os cardiologistas pediátricos do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês conta com o que há de mais atual em termos de exames laboratoriais, gráficos e de imagem, incluindo holter pediátrico, tilt test, ecocardiograma de última geração, cintilografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Crianças e adolescentes também podem ser submetidos no próprio hospital a cateterismo cardíaco, importante para o diagnóstico e muitas vezes a terapêutica intervencionista em certas cardiopatias pedátricas. Além do tratamento clínico, o Núcleo oferece equipes de cirurgiões cardíacos altamente especializados em pacientes pediátricos, capazes de realizar procedimentos paliativos ou corretivos e transplantes cardíacos. Áreas como a Cardio-Oncologia e a Medicina do Esporte voltadas para crianças e adolescentes são áreas que mostram resultados cada vez promissores em nossa instituição e igualmente são disponibilizadas aos nossos clientes.

A equipe de cirurgiões pediátricos do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês está habilitada a resolver problemas agudos mais simples, como drenagens de abscessos, assim como realizar cirurgias de urgência e eletivas, contando para isso com o mais moderno instrumental tanto para abordagens abertas como laparoscópicas.

A Dermatologia Pediátrica trata doenças de pele congênitas (como hemangiomas, nevos , doenças genéticas ou hereditárias), infecções causadas por bactérias (como impetigo e furúnculos), por vírus (como verrugas, molusco contagioso, herpes simples e zoster) ou por fungos (micoses na pele, cabelos e unhas), eczemas (como o eczema atópico e o eczema de contato), doenças alérgicas (como a urticária e a alergia a picadas de insetos), doenças crônicas (como a psoríase e o vitiligo), além de doenças endócrinas, hematologicas e neoplásicas com manifestações na pele.

Este grupo do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês conta com um pediatra especializado em Distúrbios de Aprendizagem, assim como uma fonopsicopedagoga e uma neuropsicóloga, responsáveis por estabelecer o diagnóstico e o tratamento na quase totalidade dos casos. O grupo conta ainda com toda a estrutura diagnóstica e de suporte das demais especialidades do Núcleo, como Neurologia, Psiquiatria e Genética, por exemplo.

O grupo de Endocrinologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês é formado por profissionais aptos a realizar atendimentos ambulatoriais e hospitalares nas mais diversas áreas da endocrinologia e metabologia da infância e adolescência.

A equipe de Gastroenterologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos ligados ao sistema gastrointestinal, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Genética Médica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês possui profissionais capacitados para o atendimento de crianças com suspeita de doenças genéticas manifestadas por malformações congênitas, dismorfismos, atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual ou múltipla, sinais de autismo, distúrbios do crescimento, displasias esqueléticas, obesidade sindrômica, erros inatos do metabolismo, entre outras. Paralelamente, os profissionais têm grande conhecimento nas áreas de Oncogenética, Imunogenética e Neurogenética. Pelo fato de as síndromes genéticas estenderem suas consequências para a vida adulta, nossa equipe é também capacitada para o atendimento de adultos, incluindo gestantes e familiares de crianças portadores de alterações genéticas.

A equipe de Medicina do Adolescente do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês baseia-se em três pilares para fornecer a melhor atenção ao adolescente: promover a saúde, prevenir riscos e estimular a autonomia. No que tange à promoção da saúde, o objetivo é tratar e prevenir doenças características desta faixa de idade, como acne, distúrbios do ciclo menstrual e alterações ortopédicas, além de monitorar o desenvolvimento físico e nutricional, diagnosticando precocemente problemas relacionados à puberdade e à estatura e indicando vacinas específicas. Importante lembrar que doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão, obesidade e dislipidemia também atingem a adolescência e merecem uma atenção toda especial por parte do médico de adolescentes que, em conjunto com outros especialistas, é capaz de oferece uma atenção global nessa etapa da vida. Tão importante quanto o olhar para as doenças, é ficar atento aos desafios que os adolescentes enfrentam nessa transição para a vida adulta, como aqueles relacionados à qualidade de vida, educação, sexualidade e perspectivas de futuro financeiro e profissional, muito influenciados por sua condição de saúde. A Medicina do Adolescente entende todo este processo, dando protagonismo aos jovens e ajudando--os a se perceberem como sujeitos de suas vidas, assumindo gradativamente o cuidado com saúde. Socialmente, os adolescente passam a viver afastados da proteção dos pais e cada vez mais são expostos precocemente a situações de violência urbana, ao uso da internet e mídias sociais. O médico do adolescente contribui, sem fazer o papel dos pais, com o desenvolvimento de mecanismos de autoproteção, discute escolhas saudáveis e autônomas e oferece espaço nas consultas para conversas sobre a experimentação de drogas, o início da sexualidade, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, de gravidez indesejada e o aparecimento de distúrbios alimentares e psíquicos. São consultas mais longas, com privacidade, a fim de estabelecer um vínculo de confiança entre o médico e o adolescente. Os pais podem estar seguros que estarão sempre informados quando, por qualquer motivo, a saúde de seus filhos estiver sob ameaça, sendo convidados, quando necessário, a participarem do tratamento.

A equipe de Onco-hematologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos na área de oncologia ou hematologia, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Hepatologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos ligados ao fígado, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Infectologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos em decorrência de infecções específicas, agudas ou crônicas, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Nefrologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês está apta a oferecer a crianças e e adolescentes um atendimento completo e integrado, tanto em regime ambulatorial ou hospitalar, incluindo o cuidado completo nos casos de necessidade de hemodiálise ou diálise peritoneal.

A equipe de Neurologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados neurológicos específicos, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Ortopedia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos ligados aos ossos e articulações, desde traumas até problemas crônicos, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

O Núcleo de Paralisia Cerebral Infantil (PCI) do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês conta com o expertise de especialidades como neuropediatria, fisiatria, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, pneumopediatria, gastropediatria, cirurgia pediátrica, além do fundamental trabalho de uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.

A equipe de Pneumologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês está apta a acompanhar todas crianças e adolescentes com sintomas de doenças pulmonares. De modo geral, existem problemas tanto agudos como crônicos que podem acometer os pulmões durante a fase de crescimento e desenvolvimento. A grande maioria desses problemas agudos é decorrente de infecções causadas por vírus ou bactérias, como a bronquiolite viral aguda, broncopneumonias, as pneumonias com ou sem derrame pleural, além da tuberculose e de casos mais graves como as pneumonias necrosantes. Por outro lado, doenças pulmonares crônicas costumam causar episódios recorrentes de sibilância - como acontece na asma - e caracterizam grupos especiais de crianças, como os bebês chiadores e os lactentes e pré-escolares sibilantes. O Pneumologista pediátrico cuida também de doenças mais raras, como a fibrose cística, a discinesia ciliar e outras menos frequentes, como malformações pulmonares e da caixa torácica.Paralelamente, existe um grande número de doenças tratadas por outras especialidades que apresentam sintomas pulmonares, como paralisia cerebral, doença falciforme, doenças autoimunes, imunodeficiências, escoliose e complicações pulmonares após tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Portanto, o Pneumologista Pediátrico trabalha junto com outros especialistas, inclusive na prevenção pré-operatória de riscos pulmonares. A equipe do Hospital Sírio-Libanês conta coma facilidade de acesso a uma ampla diversidade de exames laboratoriais e de imagem, além de testes de função pulmonar.

A equipe de Psiquiatria Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos na área psíquica, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Reumatologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos na área de reumatologia, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe de Urologia Pediátrica do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês oferece uma avaliação completa para crianças e adolescentes que necessitem cuidados específicos na área de urologia, incluindo tratamentos e exames diagnósticos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

A equipe do Núcleo Avançado de Especialidades Pediátricas do Hospital Sírio-Libanês responsável por um cuidado mais amplo de crianças e adolescentes com doenças graves afetando ou não mais de um sistema oferece a possibilidade da realização de exames diagnósticos e tratamentos com a melhor tecnologia disponível na Medicina. Pelo fato de haver um estreito contato entre todos os profissionais do Núcleo de Especialidades Pediátricas, sempre que necessário a família poderá ser encaminhada a outros especialistas que avaliarão a criança de forma integrada.

Núcleo de Paralisia Cerebral Infantil (PCI)

O Núcleo de Paralisia Cerebral Infantil (PCI) visa o atendimento global, multiprofissional e integrado de crianças e adolescentes com paralisia cerebral infantil. As subespecialidades envolvidas são: neuropediatria, fisiatria, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, pneumopediatria, gastropediatria, cirurgia infantil, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia.

Paralisia Cerebral Infantil

Saiba mais