Oncologia

​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Centro de Oncologia

Desde sua fundação, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês tem buscado combinar tratamentos fundamentados nas mais recentes descobertas da ciência a uma atenção próxima e individualizada a todos os pacientes.

Para enfrentar esse desafio, a estratégia do Centro tem como fundamento os seguintes desafios:

a) Integração

A equipe do Centro de Oncologia acredita que somente trabalhando próximo às demais equipes do Sírio-Libanês será possível oferecer as melhores soluções para os pacientes. Por isso, muito é investido nesses contatos. Não apenas no dia a dia da enfermaria e consultório, mas também em reuniões clínicas e eventos científicos que favorecem a integração.

b) Especialização

O Centro de Oncologia vem conseguindo alcançar um maior nível de qualidade na assistência, aumentando o grau de especialização de seus profissionais. Cada médico do corpo clínico escolhe suas “áreas de interesse” para se dedicar. Delimitando, assim, as doenças que se propõe a conhecer melhor e tratar. Trata-se de se especializar dentro da própria especialidade, algo que é muito comum nos maiores centros ao redor do mundo.

c) Atendimento multidisciplinar

O tratamento do câncer é eminentemente multidisciplinar. Apesar dos médicos terem um papel central e decisivo ao longo de todo tratamento, outros profissionais são fundamentais para garantir a qualidade da assistência. Equipes de enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, odontologia, entre outros, unem esforços para dar a cada paciente o melhor tratamento possivel.

O investimento na formação e desenvolvimento desses profissionais tem sido essencial para a qualidade da assistência no Centro de Oncologia do Sírio-Libanês.

d) Padronização de condutas

O Sírio-Libanês acredita que os tratamentos oferecidos nas três unidades do Centro de Oncologia não devem diferir muito. Para isso, os médicos alinham suas condutas, mas sem desrespeitar as opções pessoais de cada profissional e paciente. A síntese dessas condutas resultou em uma publicação reconhecida nacionalmente, o Oncologia Clínica – Terapia Baseada em Evidências​.

e) Ensino e pesquisa

Para ser reconhecido como serviço de excelência no tratamento do câncer, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês faz investimentos contínuos em ensino e pesquisa. Os programas de residência médica em Oncologia Clínica, Radioterapia e Hematologia (incluindo TMO) têm se mostrado uma contribuição relevante para a terapia do câncer no país.

Além disso, a completa estrutura para pesquisa clínica e as parcerias estratégic​as com centros de excelência (Memorial Sloan Kettering Cancer Center e Instituto Ludwig) colocam o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês em uma posição relevante nesse contexto.

f) Investimentos tecnológicos

O diagnóstico e o tratamento do câncer vêm evoluindo rapidamente, e o Sírio-Libanês vem realizando investimentos continuados para que os melhores recursos tecnológicos estejam disponíveis para acompanhar esse desenvolvimento. Um novo serviço de Patologia, uma nova unidade para transplante de medula óssea, um novo acelerador linear para radioterapia são, todos, investimentos que vêm se traduzindo em melhores resultados para os pacientes do Sírio-Libanês.

Unidades

O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês possui hoje três unidades: Bela Vista e Itaim, na cidade de São Paulo, e Brasília, no Distrito Federal.

Centro de Oncologia em números

  • Três unidades (8 mil m2​ exclusivos).
  • 82 Médicos.
  • 20 Médicos Residentes (Oncologia, Radioterapia e Hematologia).
  • Mais de 300 colaboradores.
  • 7 mil pacientes em tratamento.
  • 450 novos pacientes/mês.
  • 38 mil consultas/ano.
  • 60 TMO/ano.

​​Informações

Telefone: +55 ​(11) 3394-0251

                  +55 (11) 3394-0252

                  +55 (61) 3044-8888

Horários: das 8h às 20h, seg. a sex.​

Equipe

Oncologia Clínica

Bela Vista

Itaim
Brasília


Hematologia

Bela Vista 

Itaim
  • Dr. André Domingues Pereira
  • Dr. Erick Menezes Xavier
  • Dr. Guilherme Henrique Hencklain Fonseca
Brasília 

Radioterapia

Bela Vista 

Brasília 

​​​​​​​​​​​​Serviços / Equipe Multidisciplinar

A atuação integrada de uma equipe multiprofissional é essencial para o pleno sucesso do tratamento oncológico. Por isso, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês contratou e desenvolveu equipes altamente especializadas e com experiência no atendimento de pacientes oncológicos, incluindo profissionais das áreas de física médica, técnicos de radioterapia, biomédicos, odontologia, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, reabilitação e estética de apoio.

Dessa forma, o Centro de Oncologia possibilita um atendimento mais próximo de cada paciente, assegurando máxima atenção a todos os detalhes de sua evolução.

  • Administração / Atendimento

    Os profissionais de atendimento são especialmente preparados para orientar os pacientes e familiares sobre as várias questões práticas e administrativas do tratamento nesse momento especialmente difícil de suas vidas. Além disso, podem ajudar o paciente no agendamento de exames. procedimentos e consultas.

  • Enfermagem

    O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês conta com uma equipe de enfermagem em constante aperfeiçoamento técnico e científico. Esses profissionais valorizam, sobretudo, a individualização e a humanização no cuidado ao paciente e na atenção a seus familiares.

    Entre as ações da equipe de enfermagem, estão a administração de medicamentos, o manuseio de cateteres venosos e a monitorização de efeitos adversos.

    Na dispensação de medicamentos administrados por via oral, trabalham em conjunto com a equipe de farmácia para assegurar perfeita compreensão de como devem ser tomados e monitoram a adesão ao tratamento.

    A equipe de enfermagem exerce ainda um relevante papel na informação dos pacientes e de seus familiares, assegurando que tenham plena compreensão de todas as orientações e fazendo chegar aos médicos as informações mais relevantes referentes ao tratamento em curso.

    Os cuidados de enfermagem podem ser estendidos ao domicílio, para pacientes com procedimentos considerados de maior complexidade, por meio do acompanhamento telefônico.

  • Farmácia

    Responsáveis pela montagem e gestão da farmácia do Centro de Oncologia, que se tornou referência em nosso meio, os farmacêuticos asseguram a qualidade dos medicamentos, bem como pelo seu preparo adequado, nas doses e diluições indicadas, e aplicação.

    Para promover um atendimento com padrão internacional de qualidade, a equipe de farmácia do Centro de Oncologia trabalha de maneira integrada às equipes médicas e de enfermagem, aumentando a segurança de todo o processo de prescrição, preparação e administração da medicação.

    Além disso, a equipe da farmácia acompanha, juntamente com a enfermagem, os pacientes em tratamento com medicamentos administrados por via oral, de forma a assegurar a tomada ideal nas doses recomendadas.

  • Nutrição

    O principal objetivo do nutricionista do Centro de Oncologia é auxiliar o tratamento proposto pela equipe médica, através de estratégias dietéticas que visam recuperar ou manter o estado nutricional do paciente.

    A depender do tipo e localização do tumor, do tratamento proposto e das condições clínicas do paciente, são grandes as possibilidades de desnutrição entre os pacientes oncológicos, aumentando os riscos de infecção e de complicações ao longo do tratamento.

    Por outro lado, alguns pacientes correm risco de ganhar peso, o que podem comprometer o resultado do tratamento no longo prazo.

    A assistência nutricional do Centro de Oncologia está à disposição do paciente, de forma individualizada, para desenhar estratégias que preservem sua nutrição, buscando sempre entender as preferências e aversões da cada um.

  • Cuidados integrativos

    A exemplo do que acontece nos maiores centros internacionais de oncologia, o Sírio-Libanês oferece a seus pacientes uma série de terapias complementares que contribuem efetivamente para o seu bem-estar ao longo de todo o tratamento.

    Fazem parte dos cuidados integrativos práticas como a meditação, a acupuntura, técnicas de relaxamento e respiração, musicoterapia, arteterapia, reiki, tai chi chuan e yoga.

    Aliadas ao tratamento médico convencional, essas práticas podem preencher um espaço que muitas vezes se encontra vazio ao longo do período em que o paciente está enfrentando a doença.

    Aprender a meditar, silenciar, respirar, relaxar, restaurar a própria energia e apaziguar a mente pode instrumentalizar o paciente para que ele atravesse um trecho difícil de sua vida, fortalecendo e ativando seus recursos pessoais.

    Para os pacientes, os atendimentos poderão ser agendados pelo telefone +55 (11) 3394-5007​.

  • Física médica

    Acompanhando a instalação e os ajustes dos equipamentos, além de participar do cálculo de doses durante o planejamento das aplicações, os físicos são determinantes da qualidade do serviço de radioterapia.

    O Centro de Oncologia conta com uma equipe de físicos excepcionais e colabora para a formação de novos profissionais.

  • Odontologia

    Desde a sua inauguração, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês conta com o Departamento de Medicina Bucal, com profissionais treinados para o tratamento de suporte do paciente com câncer.

    Os pacientes submetidos a alguns dos protocolos de quimioterapia e radioterapia podem apresentar sintomas orais indesejáveis, como infecção, secura na boca e perda do paladar. Esses e outros sintomas podem ser muito atenuados com o suporte de uma equipe odontológica especializada.

    Assim, as eventuais complicações e o desconforto associados ao tratamento vêm sendo minimizados pela atuação integrada dessa equipe, proporcionando uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.

    Agendamento de atendimento odontológico na Unidade Bela Vista: +55 (11) 3394 0252.

  • Psicologia

    O objetivo do acompanhamento psicológico é ajudar o paciente oncológico e seus familiares a enfrentar a realidade imposta pelo diagnóstico e pelo tratamento do câncer.

    No Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, isso é feito por uma equipe composta por psicólogas especializadas nessa área. A assistência aos pacientes e seus familiares é dada nas diferentes fases do tratamento, podendo ser feita apenas no início, em função de alguma intercorrência durante, ou mesmo quando o tratamento está chegando ao fim.

    Os atendimentos são individuais e podem ser realizados no consultório da Psicologia Hospitalar, no box de quimioterapia ou no apartamento, caso o paciente precise de atendimento durante uma internação.

    O suporte psicológico está disponível para todos os pacientes do Centro de Oncologia e seus familiares e pode ser solicitado pelo próprio paciente, por sua família ou por indicação médica.

    A primeira consulta é uma cortesia do Sírio-Libanês para o paciente, sendo necessário apenas o agendamento no call Center.

    Telefone +55 (11) 3394-0252.

  • Reabilitação

    O Serviço de Reabilitação do Sírio-Libanês dispõe de inúmeros programas criados especialmente para ajudar o paciente a minimizar os efeitos do tratamento do câncer e dos eventuais eventos adversos de seu tratamento.

    Esses programas são voltados à prevenção e ao tratamento de complicações, otimizando a capacidade funcional e a qualidade de vida do paciente.

    Dessa forma, o indivíduo é auxiliado a readquirir o máximo de seu potencial funcional, psicossocial e vocacional, para que possa retomar sua rotina familiar e profissional.

    Para essa importante tarefa, o Serviço de Reabilitação conta com uma equipe constituída por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos desportivos e terapeutas ocupacionais.

    O atendimento é dado tanto nas unidades de internação como no Centro de Reabilitação.

    Para mais informações, visite o Centro de Reabilitação, localizado no 4º andar, ou entre em contato pelos telefones +55 ​(11) 3394-4219​​​ / 3394-4742.

  • Técnicos em radioterapia

    A equipe de técnicos em radioterapia acompanha a realização do tratamento de acordo com a prescrição, assegurando que cada paciente receba as aplicações da forma planejada.

    São os profissionais que se mantém mais próximos dos pacientes no dia a dia do tratamento, assegurando a plena compreensão das orientações e identificando eventuais problemas que precisam ser levados ao conhecimento dos médicos da Radioterapia.

  • Aconselhamento genético

    O câncer é causado por uma combinação de fatores ambientais e genéticos em proporções que variam conforme a doença em cada indivíduo. Hoje, sabemos que meio ambiente e estilo de vida são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da grande maioria dos tumores, respondendo por mais das metades dos novos casos diagnosticados. P​or isso, as orientações sobre nutrição e controle de peso, exercícios, combate ao tabagismo e consumo controlado de álcool, independentemente das histórias familiares e pessoais, são válidas para a população, como um todo, e podem trazer enormes benefícios no longo prazo.

    A essas orientações se somam os exames de rastreamento populacional (mamografia, colpocitologia oncótica (Papanicolau), colonoscopia etc.), com reconhecido impacto na redução da mortalidade por câncer no mundo todo.

    Entretanto, as questões que costumam interessar mais aos nossos pacientes e amigos são: qual o meu risco de desenvolver um câncer? O que posso fazer para evitar desenvolver essa doença?

    Para personalizar os cuidados, é preciso estimar o risco individual e planejar uma estratégia de prevenção específica, a partir dessa estimativa.

    É esse trabalho que vem sendo realizado pela Unidade de Aconselhamento Genético do Centro de Oncologia, que atende pessoas que buscam entender suas chances de desenvolverem um câncer e a melhor forma de evitá-lo.

    O ponto de partida da investigação de uma pessoa saudável é a análise de seu histórico familiar. Para isso, o indivíduo deve trazer informações sobre os casos de câncer em sua família.

    Nessa pesquisa, busca-se reconhecer situações que indicam uma predisposição genética ao câncer. A constatação de vários familiares com câncer em diversas gerações (pais, avós, irmãos), o diagnóstico de câncer em um membro muito jovem da família, a identificação de alguém na família com mais de um tipo de câncer etc. indicam essa possibilidade.

    Durante a consulta, histórico familiar e fatores individuais são considerados, definindo-se a necessidade de realizar testes genéticos. Este serviço busca com esses exames reconhecer o defeito genético e identificar os membros da família que o herdaram.

    O reconhecimento da predisposição genética (hereditária) para o desenvolvimento de certos tipos de câncer é uma informação extremamente importante, que tem se mostrado capaz de mudar substancialmente a perspectiva de vida de várias gerações de uma família.

    Coordenação:

    Dr. Bernardo Garicochea

​​


Você está visualizando:

Página inicial desta especialidade

Oncologia

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade:

 

  • ​​​​