Imunizações

​​​​​​​​​Vacina contra Haemophilus Influenza

O Haemophilus influenzae tipo b (Hib) é uma bactéria que atinge principalmente crianças de até 5 anos, causando infecções que começam geralmente no nariz e na garganta, mas podem espalhar-se para outras partes do corpo. Esta bactéria pode causar diferentes doenças infecciosas com complicações graves como:

  • Pneumonia.
  • Inflamação na epiglote.
  • Otites.
  • Infecções generalizadas na corrente sanguínea.
  • Pericardite.
  • Inflamação das articulações.
  • Uma das piores doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b é a meningite.

Mesmo com tratamento adequado, pode ser fatal ou deixar sequelas como retardo mental, surdez ou paralisia. O Haemophilus influenzae tipo b é a causa mais frequente de meningite bacteriana e a causa mais importante de doenças bacterianas em crianças em todo o mundo.

A vacina conjugada contra o Haemophilus influenzae tipo b está disponível desde 1993 e tem eficácia de 95% a 100% após o esquema vacinal completo.

Quem deve tomar a vacina

  • É recomendada a sua administração em bebês e crianças a partir dos 2 meses de vida. O esquema vacinal inicial é de três doses com intervalos de dois meses, havendo reforços com 1 ano e 5 meses e um reforço em pré-escolares. A duração da imunidade é por toda a vida.

Reações adversas

Reações locais como dor, inchaço e vermelhidão são as manifestações mais comuns, melhorando significativamente com uso de analgésicos.

Como ocorre com qualquer vacina, podem ocorrer reações adversas leves do tipo anorexia, febre, vermelhidão e dor no local da injeção. Irritabilidade e letargia também foram relatadas. Com incidência menos frequente observam-se febre acima de 39ºC (com resolução num período de 48 horas), vômitos, diarreia, além de edema ou sensação de calor no local da injeção. Urticária, erupção na pele e choro são efeitos incomuns. A queda na contagem das plaquetas circulantes (trombocitopenia) transitória, a ocorrência de convulsões ou reação anafilática são eventos muito raros.

​​

​​​​

 


Você está visualizando:

Imunizações

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: