Imunizações

​​​​​Vacina Conjugada contra o M​eningococo C

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e quase sempre fatal, causada pela Neisseria meningitidis​, conhecida como meningococo. Nesta doença podem ocorrer inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central – meningite – e infecção generalizada – meningococcemia. Dentre os 13 sorogrupos diferentes identificados do meningococo, os que mais frequentemente causam doença entre nós são o A, o B, e principalmente o C.

A meningite meningocócica é uma das mais graves e contagiosas formas de meningite, com altos índices de mortalidade e de sequelas. Como várias outras doenças, a meningite meningocócica é muito mais grave em bebês e crianças até um ano de vida. A vacina conjugada contra o Meningococo C é extremamente eficaz e pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade.

Quem deve tomar a vacina

  • A vacina está indicada para todas as crianças a partir de 2 meses de vida até a adolescência. No primeiro ano de vida são aplicadas duas doses mais um reforço e, a partir de um ano, a vacina é dada em dose única.

  • A vacina conjugada contra o Meningococo C começou a ser utilizada em 1999. Recentemente, países que introduziram essas vacinas em seus programas rotineiros de imunização a partir dos primeiros meses de vida, passaram a recomendar uma dose de reforço em pré-escolares.

  • Em bebês com menos de um ano esta vacina é administrada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e, em bebês com mais de 12 meses, indica-se apenas uma dose. A via de administração é a intramuscular, independentemente da idade.

Reações adversas

As reações adversas da vacina acontecem raramente, são leves e de curta duração. Podem ocorrer febre baixa e dor local.

Eficácia e tempo de proteção da vacina

A vacina conjugada contra a meningite meningocócica C tem elevada eficácia e confere proteção prolongada, possivelmente por toda a vida. Tem ótima resposta quando aplicada em crianças menores de um ano.