Vacina que previne contra a doença Poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Está disponível em duas apresentações,
Vacina Oral Poliomielite (VOP) e a
Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A
VOP é encontrada apenas nas Unidades Básicas de Saúde e a
VIP, em apresentação isolada, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde apenas para as três primeiras doses do esquema infantil de rotina. As demais doses para a prevenção da poliomielite são feitas com a vacina VOP.
Nas clínicas privadas de vacinação, está disponível apenas em apresentações combinadas com outras vacinas: Pentavalente (DTPa-VIP/Hib) e Hexavalente (DTPa-VIP-HB/Hib), para crianças com menos de 7 anos, e Tetrabacteriana (dTpa-VIP) para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.
Nos Cries - Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, a apresentação isolada está disponível para crianças e adultos imunodeprimidos ou contactantes de imunodeprimidos, situações que contraindicam a utilização da vacina VOP.
Vacina Oral Poliomielite (VOP) – É uma vacina oral atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”. Contém ainda cloreto de magnésio, estreptomicina, eritromicina, polissorbato 80, L-arginina e água destilada.
Vacina Inativada Poliomielite (VIP) Por ser inativada, não causa a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Contém ainda 2-fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio Hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. Pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.
Indicação: A vacina poliomielite é indicada de rotina para todas as crianças menores de 5 anos e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adota a vacina VIP nas três primeiras doses do primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e a VOP no reforço e campanhas anuais de vacinação.
É recomendada também para viajantes adolescentes e adultos com destino ao Paquistão e ao Afeganistão, onde a poliomielite ainda existe, ou onde há risco para transmissão (principalmente alguns países da África).
OBS: A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) orienta que a VIP seja a vacina de preferência na administração de todas as doses.
Contraindicação: VOP Gestantes e todos os que convivem com esses grupos; pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina) e pessoas que desenvolveram a pólio vacinal após dose anterior.
VIP – História de anafilaxia à dose anterior da vacina, ou a algum de seus componentes, contraindica doses futuras.
Esquemas de doses:
- A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade.
-
VIP - Na rotina de vacinação infantil: aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 5 anos de idade. Na rede pública as doses, a partir de um ano de idade, são feitas com VOP.
-
VOP – Na rotina de vacinação infantil nas Unidades Básicas de Saúde, é aplicada uma dose aos 15 meses e aos 4 anos de idade, na rotina e em campanhas de vacinação para crianças de 1 a 4 anos.
Via de aplicação: VOP - Oral e
VIP – Intramuscular.