Diabetes

Prevenção​​​​​​

Prevenção

Como posso prevenir os problemas nos pés?

Cuidado adequado requer vigilância diária. A inspeção visual frequente pode prevenir a perda da sensibilidade para os pés. Procure:

  • Avermelhamento da pele.
  • Inchaços.
  • Bolhas.
  • Unhas inflamadas.
  • Proeminências ósseas.
  • Mudanças da forma do pé.

É difícil ficar em uma posição que permita observar a planta dos pés. Como fazer?

  • Coloque um espelho na parede do quarto ou banheiro e tenha perto uma cadeira para apoiar-se ao inspecionar os pés.
  • Se você também tem dificuldade para enxergar, pode utilizar-se de uma lente de aumento (lupa).
  • Pode pedir também para um amigo ou familiar inspecionar seus pés.
  • Uma possibilidade para inspecionar os pés é utilizar um espelho soldado a uma haste flexível, o que permite um posicionamento confortável.

Que tipo de cuidados diários devo tomar?

Tenha uma rotina de limpeza delicada:

  • Lave os pés com água morna, nunca quente;
  • Como você não pode confiar em seus pés para alertá-lo caso a água esteja muito quente, teste a temperatura com o cotovelo;
  • Lave com um pano macio e sabonete neutro.

O que mais posso fazer?

Enxugue completamente os pés, mas seja gentil ao fazê-lo entre os dedos. Use uma loção hidratante para pele seca, mas não a coloque entre os dedos.

Como devo cortar as unhas dos pés?

Se a sua visão for boa e você puder alcançar as unhas com facilidade, faça um corte reto com um cortador de unha. Não arredonde os cantos. Entretanto é mais seguro lixar as unhas frequentemente com uma lixa. Se você tem dificuldade, ou está inseguro, procure ter suas unhas cortadas por um profissional.

Calos são problemas?

Sim. Calos se formam no dorso dos pés, especialmente dos dedos, quase sempre devido a pressões dos sapatos. Calos indicam que os seus sapatos estão muito apertados e que você precisa de orientação profissional para adaptar um calçado.

Como devo tratar calos na sola do pé?

Pele espessa ou calosidades também ocorrem nesta área devido à pressão. Podem causar problema ao se tornarem muito espessas e/ou secas, ocorrendo rachaduras da pele subjacente, com uma consequente infecção.

Como posso remover calosidades?

Calos podem ser removidos lixando-os gentilmente e diariamente com uma lixa de pé ou pedra-pomes. Se estiver inseguro para fazê-lo, consulte seu médico.

Que tipo de calçado devo usar?

A escolha de bons calçados com bastante espaço pode ajudar a prevenir lesões dos pés. Os sapatos devem ser acolchoados na parte plantar e ter a porção superior feita com material macio e que respire – como o couro, nunca como o plástico. Cuidado profissional na adaptação do calçado é recomendável. Consulte seu ortopedista para um encaminhamento adequado.

E as sandálias e os chinelos?

Sandálias ou chinelos podem concentrar pressão entre ou sobre os dedos. O atrito, devido à movimentação excessiva dos pés, pode levar a abrasões e úlceras. Evite o uso excessivo desse tipo de calçado.

Que tipo de meias devo usar?

Meias de algodão ou lã fornecem o melhor acolchoamento. Evite materiais sintéticos. Evite furos, dobras e costuras em relevo. Não use meias com material elástico na parte superior que possa restringir a circulação sanguínea.

Devo inspecionar meus sapatos cada vez que vou calçá-los?

Sim! Sempre olhe dentro do calçado procurando por objetos estranhos. Esteja seguro de que seu sapato esteja em boas condições, sem costuras soltas ou saltos frouxos. Cuidado com a presença de pregos que podem aparecer principalmente na região dos saltos.

Se eu tiver neuropatia, que tipo de calçado devo usar?

Os melhores calçados para neuropatia são profundos e com palmilhas especialmente modeladas para seu pé.

Devo usar suporte para os arcos dos pés?

Pacientes portadores de neuropatia devem usar palmilhas especialmente moldadas aos seus pés para ajudar no acolchoamento. Devem evitar palmilhas com elevações exageradas, muito rígidas ou moldadas em plásticos duros.

​​

 


Você está visualizando:

Diabetes

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: