Serviços
Cardiologia do Exercício
A prática de exercícios físicos com acompanhamento de um profissional especializado é um importante meio de prevenção e controle das cardiopatias. Além de auxiliar no controle da pressão arterial, do colesterol e da glicose sanguínea, a atividade física ajuda a melhorar a força muscular e a resistência aos esforços.
Ciente disso, o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês criou a
Unidade de Cardiologia do Exercício. Esse serviço oferece um programa de prevenção e reabilitação para pacientes em tratamento de problemas cardiovasculares, atletas profissionais ou praticantes de esportes que buscam melhores resultados em suas atividades.
Responsável: Prof. Dr. Carlos Eduardo Negrão
Cirurgia cardíaca
A cirurgia cardíaca está em constante evolução. Com procedimentos cada vez mais seguros, e com resultados comparados aos melhores centros mundiais. O Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês trata cardiopatias isquêmicas, valvares, aortopatias e doenças do miocárdio.
Nos últimos anos, os ventrículos artificiais e os transplantes cardíacos tornaram-se uma realidade, e o Sírio-Libanês vem participando ativamente dessa evolução. Os avanços técnicos, aliados aos melhores equipamentos, têm proporcionado um atendimento eficaz. A isso, o Sírio-libanês associa o calor humano para garantir um atendimento único e altamente qualificado.
Responsável: Prof. Dr. Fabio Jatene.
Ecocardiografia
O serviço de ecocardiografia é composto por médicos qualificados que atendem as populações adulta, pediátrica e fetal, realizando exames de imagem do coração com equipamentos de última geração. Isso inclui novas tecnologias, como o ecocardiograma tridimensional, bem como monitorização de procedimentos intraoperatórios e hemodinâmicos.
Por ano, são realizados mais de 20 mil exames de ecocardiograma nas quatro salas destinadas a essa especialidade no Sírio-Libanês. Até 2017, serão abertas duas novas salas, somando seis no total.
Responsável: Dr. José Lázaro de Andrade.
Eletrofisiologia Intervencionista
Unidade de Síncope
Avaliação autonômica/tilt-test/reabilitação autonômica
Procedimentos que possibilitam estabelecer as causas (diagnóstico diferencial) de desmaios (síncopes), que muitas vezes têm origem em falhas de controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Para muitos pacientes, a prescrição de exercícios específicos possibilita a reabilitação autonômica (retomada do controle da pressão arterial), um tratamento adjuvante eficiente para portadores de desmaios com essa origem.
Responsável: Dra. Denise Hachul.
Unidade de Estimulação Cardíaca Artificial
Avaliação e programação de marca-passos, desfibriladores e ressincronizadores
Por meio de aparelhos especiais, esses dispositivos são avaliados eletronicamente e programados de acordo com a necessidade do paciente. Esse procedimento é indicado a cada seis meses ou menos para todos os pacientes portadores de marca-passos, de acordo com o tempo de implante e as condições gerais do gerador do aparelho.
Responsável: Dr. Roberto Costa.
Unidade de Monitorização Ambulatorial do ECG
Holter de 24 horas,
holter de 7 dias e
loop recorder
Conta com equipamentos de última geração, com capacidade de monitorizar o ritmo cardíaco por um dia, uma semana ou até um mês, possibilitando mais precisão diagnóstica para as palpitações e outros sintomas cardiovasculares intermitentes.
Responsável: Dr. Fabio Sândoli Brito.
Unidade Avançada de Arritmia do Pronto Atendimento
Além dos casos de arritmias agudas que requerem atendimento de urgência (como cardioversão ou implante de marca-passos provisórios), pacientes com arritmias persistentes que devem ser submetidos a choque elétrico, mas não necessitam de internação, podem ser atendidos nessa unidade por solicitação de seu médico pessoal.
Responsável: Dra. Denise Hachul.
Unidade de Cardiologia do Exercício
Responsável: Dr. Carlos Eduardo Negrão
Unidade de cardiologia intervencionista
Hemodinâmica e Eletrofisiologia Intervencionista
Realiza procedimentos intervencionistas minimamente invasivos para diagnóstico de doenças coronarianas e outras enfermidades estruturais cardíacas, tanto em pacientes adultos, quanto em pediátricos. Esse serviço dispõe dos mais modernos recursos associados ao cateterismo cardíaco convencional, como a aferição do fluxo intracoronário durante o próprio exame. Para diagnósticos mais precisos, também são utilizados métodos de imagem, como o ultrassom intracoronário e a tomografia de coerência óptica coronariana.
Esse tipo de tratamento pode ser direcionado às obstruções de artérias do coração, por meio de implante dos stents coronarianos de última geração, à correção da estenose da valva aórtica, por meio de implante, e à correção dos mais diversos defeitos estruturais cardíacos, oferecendo uma opção cada vez mais segura e menos invasiva contra as doenças cardiovasculares.
- Equipe – Dr. Alexandre Antonio Abizaid, Dr. Expedito Eustaquio Ribeiro e Dr. Marco Antonio Perin
Estudo eletrofisiológico e ablação por radiofrequência
Técnica que, por meio de cateteres e sistemas computadorizados especiais, realiza o mapeamento elétrico do coração, determina a origem e possibilita o tratamento das arritmias cardíacas pela cauterização dos seus focos e modificação dos seus circuitos.
Responsável: Dr. Maurício Scanavacca
Medicina Nuclear em cardiologia
A Medicina Nuclear em cardiologia usa pequenas quantidades de materiais radioativos (radiofármacos) para o diagnóstico não invasivo de diversas doenças cardíacas. Por meio da imagem obtida pela leitura da concentração desses radiofármacos no coração e outras áreas do corpo, chamada de cintilografia de perfusão miocárdica, é possível avaliar a contração e a distribuição sanguínea do músculo cardíaco e, assim, confirmar ou excluir doenças das artérias coronárias.
Outro estudo que pode ser conduzido na Medicina Nuclear é a avaliação das áreas do coração que continuam viáveis após infarto do miocárdio, usando as imagens de PET/CT cardíaco.
Responsável: Dr. Carlos Alberto Buchpiguel
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)
Trata-se de um método de registro da pressão arterial durante a vigília (período em que o paciente está acordado) e o período de sono em intervalos programados de 20 minutos.
As suas principais vantagens são o diagnóstico preciso da hipertensão arterial, pois é um método que avalia a pressão arterial enquanto o indivíduo executa suas atividades habituais, e a avaliação do efeito da medicação anti-hipertensiva durante as 24 horas do dia.
Responsável:
Prof. Dr. Décio Mion.
Radiologia e diagnóstico por imagem em cardiologia
É um diferencial de qualidade no atendimento ao paciente cardiológico – em especial na urgência. O serviço de Ressonância Magnética Cardiovascular e Tomografia de Artérias Coronárias opera 24 horas por dia, com equipe de especialistas nesses métodos.
O Centro de Cardiologia conta com aparelhos de última geração, como o tomógrafo de 256 canais, dupla energia e, mais importante, com a menor emissão de radiação entre os tomógrafos comerciais.
Responsável: Dr. Francisco Ávila e Dr. José Rodrigues Parga Filho.
Teste ergométrico
Também denominado teste de esforço ou de exercício, é um exame não invasivo de grande utilidade e de baixo risco. Consiste em submeter o paciente a um esforço físico programado e personalizado, com a finalidade de identificar a presença de doenças cardíacas, avaliar a resposta ao tratamento instituído, estimar a capacidade física do indivíduo e orientá-lo quanto à realização de exercícios.
O Serviço de Ergometria conta com uma equipe especializada e equipamentos de última geração. Mais de 13 mil testes ergométricos são realizados por ano nas três salas destinadas a esse serviço no Sírio-Libanês. Até 2017, serão cinco salas exclusivas.
Responsável: Dr. Willian Azem Chalela.