Acompanhamento da Saúde e Check-up

​​​  ​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up

Diversos estudos internacionais registram o aumento da expectativa de vida da população. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de vida deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos até 2060. As ações preventivas em saúde – desde práticas sanitárias, alimentação saudável, vacinação, interrupção do tabagismo, exercícios físicos regulares e a realização de exames preventivos e tratamentos cada vez menos invasivos – estão entre as principais justificativas para esse fenômeno.​​​​​​​​​​

Desde 2007, o Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Sírio-Libanês atua com o objetivo de prevenir doenças e orientar para uma melhor solução de eventuais problemas de saúde. O centro procura realizar o diagnóstico precoce e auxiliar em casos específicos com o direcionamento para tratamentos especializados.

O trabalho também compreende orientações individualizadas para promover uma vida saudável. Isso inclui abordagens sobre mitos e verdades sobre alimentação, qualidade do sono, imunizações e questões voltadas à espiritualidade.

É realizada uma avaliação de saúde personalizada, que considera os históricos pessoal e familiar. Os exames laboratoriais seguem um raciocínio de acordo com as alterações mais prevalentes para o sexo e a faixa etária.

O Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up atua como propagador das missões da instituição ao posicionar-se como formador de opinião em assuntos relacionados à prevenção e à geração de conhecimento. Para isso, realiza encontros científicos experts para atualização frequente relacionada ao rastreamento e tratamento precoce de doenças, bem como as consequências do tratamento excessivo (overtreatment) e do diagnóstico excessivo (overdiagnosis). As reuniões ocorrem em toda primeira segunda–feira de cada mês e são abertas a membros do corpo clínico e profissionais na área de saúde também de outras instituições e empresas parceiras.

Em abril de 2011, houve a edição do livro Prevenção e Diagnóstico Precoce - Check-up na prática médica, somando a outras obras, como forma de discutir o modelo atual do centro e levantar algumas questões e sugestões para a prática de prevenção, cada vez mais citada em discussões sobre o futuro da saúde.

A realização de um check-up não nos isenta de termos alguma doença em um estágio ainda não detectado e nem de nossas responsabilidades. Mas, ao identificar fatores de risco para o desenvolvimento das principais doenças que podem nos afetar, ele possibilita o direcionamento de ações voltadas a impedir que elas apareçam.

Seguir essas ações e manter acompanhamento com seu médico são providências fundamentais para garantir mais saúde e qualidade de vida. Cuidar de nossa saúde é também uma forma de exercermos cidadania, à medida que abrimos caminhos para aqueles a quem amamos. Afinal, somos pessoas cuidando de pessoas.

Drº Marcos Rienzo 

Responsável pelo Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Sírio-Libanês​

Informações

Telefone: +55​ (11) 3394-4494
​Email: checkup@hsl.org.br
Das 8h às 18h, seg. a sex.

​​​​​Equipe

Coordenação médica

Avaliação clínica e cardiológica

Avaliação nutricional​

  • Camila Manzolini Padilha

Fisiatria

Odontologia

​Dermatologia

Ginecologia

Urologia

Pesquisa

  • Profa. Dra. Alessandra Goulart

Psicologia

​Oftalmologia

Fonoaudiologia

Equipe de acompanhamento após a realização do check-up

  • Enfa. Juliana Veríssimo
​​​​

​​​​​​​​Serviços

O Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Sírio-Libanês se adapta para oferecer o que existe de mais moderno em prevenção em saúde, de acordo com a necessidade específica de cada um.

É a partir do reconhecimento das peculiaridades do seu estilo de vida e dos fatores de risco mais comuns em sua idade, que será desenhado um plano capaz de promover a sua saúde e o seu bem estar.

Veja os serviços oferecidos pelo centro:

Com forte missão em oferecer pioneirismo, conhecimento, excelência e humanização, o centro tem entre seus diferenciais:

  • Localização privilegiada na unidade Itaim. Bairro com forte concentração empresarial e cercado por restaurantes e hotéis, o que aumenta o leque de opções de conforto.
  • Interface com médico de confiança com a possibilidade de discussão de casos, promovendo a integralidade do cuidado.
  • Propagação do conhecimento por meio de atualização e suporte para médicos e profissionais da saúde. Realização de reuniões científicas, produção de pesquisa, palestras in company e consultoria, além de edição de livro específico sobre área de prevenção e diagnóstico precoce.
  • Programa pioneiro de abordagem à saúde do adolescente.
  • Programa de acolhimento à saúde da mulher.
  • Programa de abordagem específica ao tabagista e possibilidade de tratamento com médicos especializados.
  • Avaliação de médicos fisiatras no protocolo com prescrição de atividade física personalizada, respeitando limitações, preferências e objetivos.
  • Núcleo de apoio às empresas.
  • Aconselhamento genético.
  • Avaliação de saúde bucal por equipe competente em estomatologia para diagnósticos de maior complexidade.
  • Monitoramento após a realização do check-up com ligações, de acordo com a necessidade, para orientações e auxílio na modificação do estilo de vida.
  • Parceria com os centros e núcleos de medicina avançada do Sírio-Libanês, oferecendo suporte e tratamento para diagnósticos mais complexos por equipes altamente qualificadas.
  • Abordagem psicológica com possibilidade de técnicas integrativas.
  • Serviços de concierge.

Como é o atendimento

  • Agendamento – Poderá ser realizado via e-mail (seccheckup@hsl.org.br) ou telefone (+55 ​11 - 3394 - 4494)​. São solicitados dados pessoais (nome, data de nascimento, telefones e e-mail de contato) e a data de preferência para os exames.
  • Questionário – Em seguida, serão encaminhadas por e-mail as instruções para o preenchimento do questionário individual de saúde, que está disponível on-line.
  • Avaliações médicas e exames do protocolo de check-up no dia do check-up – São feitos em um único dia e podem ser agendados de segunda a sexta-feira. Os exames têm início às 7h e duração de aproximadamente seis horas, variando de acordo com a necessidade de complementação diagnóstica. Para sua comodidade, chegue com 45 minutos de antecedência.
  • Avaliações e exames complementares – Avaliações adicionais com especialistas do corpo clínico, bem como exames complementares, poderão ser realizados no mesmo dia de acordo com as necessidades e complexidade e poderão estender-se para o período da tarde.
  • Consulta de retorno – Cinco dias úteis após a data do check-up, a equipe de atendimento entrará em contato para agendar a consulta de retorno com o clínico-cardiologista. Esta consulta faz parte do check-up e tem como objetivo orientá-lo a respeito dos resultados e ações a serem realizadas a partir dos mesmos.
  • Acompanhamento pós-check-up – Seis meses depois da realização do check-up, todos os pacientes recebem uma mensagem, por celular, lembrando das orientações feitas pelo médico durante a avaliação, além de uma ligação telefônica realizada por enfermeiros e médicos. Uma equipe multiprofissional se mantém disponível para dúvidas pelo e-mail acompanhamento@hsl.org.br. Em casos que exijam maior complexidade no diagnóstico e tratamento, os pacientes são imediatamente encaminhados para os cuidados necessários.
  • Dúvidas – Disponibilizamos de equipe médica e de enfermagem para esclarecer dúvidas relacionadas às ações orientadas durante o check-up, assim como para auxiliar no agendamento de novas consultas e exames. Contato: apoioaopaciente@hsl.org.br.
  • Pagamento – É feito ao término do check-up. Não há cobertura por convênios.

Informações

Telefone: +55 ​(11) 3394-4494.

seccheckup@hsl.org.br

​​

Você está visualizando:

Página inicial desta especialidade

Acompanhamento da Saúde e Check-up

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade:

 

  • ​​​​