Acompanhamento da Saúde e Check-up

Avaliação do Risco de Câncer

Avaliação do Risco de C​âncer (Aconselhamento G​enético)

Até o momento, não existe nenhuma tecnologia que permita prevenir todos os tipos de câncer. Alguns deles, infelizmente, não têm sequer como serem identificados antes do aparecimento dos sintomas. Mas muitos deles podem ser prevenidos ou identificados na fase em que são mais facilmente curáveis.

Não fumar, ter uma boa dieta e fazer atividade física regularmente são cuidados que reduzem os riscos de desenvolver os cânceres mais comuns. No entanto, existem outras medidas que são impactantes em certas pessoas. Isto ocorre porque alguns indivíduos têm mais risco de ter câncer devido a fatores hereditários ou por características pessoais, como a exposição a agentes ambientais.

Em certos cenários, já é possível estimar o risco de um indivíduo vir a desenvolver determinados tipos de câncer. Uma fórmula matemática pode identificar as pessoas com mais risco de ter câncer de mama, por exemplo. Isso permite que medidas especiais sejam tomadas, reduzindo pela metade a incidência de câncer de mama e, em mais de 80% dos casos, diagnosticando precocemente a doença.

Um questionário elaborado pela equipe de geneticistas do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês também é aplicado com o propósito de diagnosticar precocemente patologias de origem genética a todos os pacientes que procuram o serviço.

Estas são algumas das iniciativas ​da unidade de check-up do Sírio-Libanês. Ao identificar pessoas com risco elevado para certos tipos de câncer, um programa específico de prevenção é sugerido.

 


Você está visulizando:

Acompanhamento da Saúde e Check-up

Outros conteúdos disponíveis para esta especialidade: