Cuidados Paliativos

​​​​Criado em 2008, o Núcleo de Cuidados Paliativos acredita na importância de conhecer para cuidar, filosofia adotada pelo Hospital Sírio-Libanês em toda a sua atuação. Para conhecer os sintomas e as dificuldades que uma doença pode gerar, é preciso entender a história de vida de cada paciente, seus anseios e suas expectativas em relação ao futuro e ao tratamento.

A abordagem de cuidados paliativos possibilita que as duas dimensões do conhecimento — o conhecimento profundo do paciente e aquele das técnicas de saúde — sejam colocadas a serviço da pessoa como um todo, com empatia e calor humano.

Cuidado integral

O foco do núcleo é aliviar as dificuldades e melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Ao mesmo tempo em que são tratados os sintomas físicos, como dor, náuseas, insônia, falta de ar, entre outros, os profissionais de saúde especializados em cuidados paliativos são orientados a avaliar e cuidar das necessidades emocionais, sociais e espirituais do paciente e de sua família.

Faz parte dos princípios dos cuidados paliativos:

  • Respeitar a autonomia do paciente na escolha pelo melhor tratamento.
  • Comunicar-se de maneira clara e cuidadosa com o paciente e seus familiares.
  • Identificar quais os principais objetivos do cuidado que será oferecido a partir do ponto de vista do próprio paciente.
  • Reconhecer, avaliar, discutir e oferecer acesso aos serviços de atendimento psicológico, social e espiritual.

Para o Hospital Sírio-Libanês, o cuidado paliativo deve estar incorporado à prática clínica, em um atendimento individualizado. Todos os pacientes podem solicitar esse serviço, sem custo, durante o período em que estiverem internados, independentemente da fase em que se encontram da doença. A equipe também oferece o serviço aos pacientes que não necessitam de internação, no consultório ou em domicílio. Nesse caso, o serviço é cobrado à parte.

Apesar de qualquer profissional da área de saúde poder administrar os cuidados paliativos, abordando os efeitos colaterais e as questões emocionais da doença, alguns têm um foco particular nesse tipo de atendimento. Os especialistas em cuidados paliativos do Hospital Sírio-Libanês são profissionais de saúde treinados no tratamento dos sintomas, efeitos colaterais e problemas emocionais vividos pelos pacientes.

Equipe multiprofissional

O Núcleo de Cuidados Paliativos conta com uma equipe multiprofissional, fixa, composta por médicos especializados na área, enfermeira e psicóloga. Além disso, há também uma equipe de apoio formada por nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas e voluntários treinados e capacitados em cuidados paliativos, prontos para o atendimento sempre que necessário.

Desde que foi criado, o serviço de Cuidados Paliativos já atendeu cerca de 1 mil pacientes.

  • ​​​​