Por que é Importante Doar

​​​Por que é Importante Doar o Cordão U​mbilical

As dificuldades que pacientes de leucemias, linfomas e doenças benignas do sangue têm para conseguir um transplante são bastante conhecidas. Elas são ainda maiores quando não há um doador na família.

Por isso, os focos das pesquisas na área concentram-se cada vez mais no uso de células-tronco do cordão umbilical. Elas permitem maior compatibilidade do que doadores não aparentados têm e mais rapidez na obtenção do sangue.

O sangue contido no cordão umbilical é rico em células progenitoras hematopoiéticas, responsáveis pela formação de diversos componentes importantes do sangue. Em várias enfermidades, como leucemias, linfomas e mielodisplasias, as células sanguíneas apresentam-se defeituosas e precisam ser substituídas. É nesse momento que o sangue do cordão umbilical pode ser usado.

Embora os bancos mundiais de doadores se esforcem em campanhas para incentivar a doação, ainda é difícil encontrar o chamado doador alótipo - que seja compatível. As dificuldades são ainda maiores para encontrar esse doador em tempo e condições de atender à doação para um paciente que necessita, muitas vezes, do transplante em poucos meses.