Centro Cirúrgico

​​​​​​​​​​​​​​​​Pioneirismo

  • Primeira separação de gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio).
  • Primeiro transplante intervivos duplo (rim e fígado).
  • Primeiro transplante intervivos com criança receptora de peso inferior a 10 kg.
  • Primeiro hospital privado a fazer cirurgia para tratamento de Parkinson.
  • Precursor em mais de uma dezena de procedimentos de cirurgia robótica.
  • Primeiro a criar uma estrutura de atendimento e treinamento continuado de pacientes com via aérea difícil.

O Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês é um dos mais completos do País. Um grande processo de modernização e ampliação, cuja primeira fase foi concluída em 2017, elevou a capacidade de atendimento do Centro para 33 mil procedimentos por ano, o que equivale a cerca de 20 mil pacientes.

O objetivo agora é chegar a 40 mil procedimentos por ano, com o número de salas cirúrgicas saltando das atuais 19 para 34. Isso representará o atendimento de aproximadamente 24 mil pessoas.

O novo Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês conta com salas maiores e equipamentos de última geração, garantindo cada vez mais segurança, eficiência no cuidado e conforto para pacientes e profissionais de saúde.

Pioneirismo do Centro Cirúrgico

O Hospital Sírio-Libanês foi um dos primeiros do País a implantar o conceito Cirurgia Segura, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa à redução do risco de eventos adversos antes, durante e depois das cirurgias.

O pioneirismo que marca a história do Hospital Sírio-Libanês também pode ser observado em seu Centro Cirúrgico. Ali, médicos ligados às principais universidades do País já realizaram ao longo dos anos diversos procedimentos inéditos (veja ao lado). 

O Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês, localizado na Unidade Bela Vista, em São Paulo, possui as mais avançadas tecnologias para a realização de cirurgias intracranianas com o paciente acordado e cirurgias para o tratamento do Parkinson.

Outra tecnologia do Centro Cirúrgico que merece destaque é a ressonância magnética intraoperatória. Essa tecnologia é capaz de determinar, em exames de imagem, a real extensão de um tumor durante a operação, aumentando assim a chance de ressecção completa dessas lesões em um único procedimento cirúrgico.

Expansão do Centro Cirúrgico

Em 2017, o Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês foi dividido para atender os pacientes conforme sua complexidade e área de atenção (especialidade médica).

Em um dos setores do Centro Cirúrgico passaram a ser realizadas apenas as neurocirurgias e as cirurgias de menor complexidade, enquanto que no outro setor passou a ser realizada a maioria dos procedimentos cirúrgicos, como:

 

  • Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.
  • Procedimentos cirúrgicos laparoscópicos.
  • Cirurgias vasculares.
  • Cirurgias ortopédicas complexas.
  • Cirurgias urológicas oncológicas.
  • Cirurgias cardíacas. 

Esta mudança visa atender as novas demandas que surgem no Centro Cirúrgico a partir do perfil epidemiológico da população; e oferecer cuidados cada vez mais avançados e especializados para a sociedade.
 

Agendamento de Cirurgias

A estrutura cirúrgica do Hospital Sírio-Libanês está disponível para todos os médicos do corpo clínico mediante reserva prévia da sala.

  • Cirurgias eletivas – Telefone: +55 (11) 3394-0381 na semana, das 07h às 21h, opção 2 e na sequência 3. Após às 21h e aos finais de semana Telefone +55 (11) 3394-6070.

  • Cirurgias de urgência – Telefone: + 55 (11) 3394-6070


Profissionais que ainda não fazem parte do corpo clínico podem obter mais informações pelo telefone +55 (11) 3394-5567 ou 3394-5568. 

Pacientes que tiverem dúvidas sobre orçamentos cirúrgicos devem entrar em contato com seu médico ou com o Centro de Orçamento Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês. 

  • Telefones: + 55 (11) 3394-5522 / 5523 / 4707 ou 3394-0381, opção 2 e 3.


Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês

Telefone: +55 (11) 3394-5044 ou 3394-0385

Rua Dona Adma Jafet, 115.

Bela Vista, São Paulo (SP).

  • ​​​​