Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

O Hospital

Bancos de Sangue

​​​​​​​​​​O Banco de Sangue do Sírio-Libanês tem como visão a realização de rotinas hemoterápicas com segurança, dentro de um escopo de autossuficiência. É voltado tanto para as ações de atendimento de saúde quanto para o ensino e pesquisa.

Equipamentos de alta tecnologia garantem pleno suporte hemoterápico aos transplantes de fígado e medula óssea, cirurgias cardiovasculares, procedimentos de coleta e congelamento de medula e glóbulos raros.

O Banco de Sangue do Sírio-Libanês reúne, ainda, um dos maiores estoques de glóbulos raros congelados do Brasil para eventual necessidade de seus pacientes.

Controle de Q​ualidade

​Fundado em 1983, o Banco de Sangue do Sírio-Libanês é pioneiro no controle da qualidade do sangue transfundido aos pacientes, bem como na introdução dos testes sorológicos para os vírus da aids, hepatites e outras doenças infecciosas. A incorporação de novos testes continuou sendo implementada no decorrer dos anos para garantir maior segurança do estoque de hemocomponentes.

O teste de Biologia Molecular (PCR), que diminui o intervalo de tempo entre a infecção e a produção de anticorpos do vírus no sangue (janela imunológica) começou a ser realizado na unidade em 1998 para hepatite C, em 2009 para hepatite B e em 2000 para HIV.

A investigação de contaminação bacteriana dos hemocomponentes é realizada desde 1997. A pesquisa de anticorpos antiplaquetários foi introduzida posteriormente.

Veja o Guia de Condutas Hemoterápicas.

​​
  • ​​​​