LER e DORT: saiba como prevenir e ter mais qualidade de vida no seu trabalho

Descubra como prevenir LER e DORT com exercícios simples e boas práticas no trabalho. Saiba quais profissões são mais afetadas e como reduzir os riscos dessas doenças ocupacionais.

Capa webp-LER e DORT.webp

O dia 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros. Saiba quais profissões podem provocar riscos de desenvolver LER e DORT e conheça alguns exercícios para preveni-las.

O que são LER e DORT?

As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são condições que afetam o sistema musculoesquelético, causadas por movimentos repetitivos e posturas inadequadas no ambiente de trabalho.

De acordo com o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, as LER e DORT são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. Elas acometem profissionais dos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos e limpeza, prejudicando a produtividade laboral, a participação na força de trabalho e o comprometimento financeiro e da posição alcançada pelo trabalhador. Além disso, são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.

Como prevenir as LER e DORT?

O combate às LER e DORT é uma via de mão dupla: além da correção do ambiente, da adoção de medidas preventivas e de novas formas e ferramentas de trabalho por parte das empresas, as ações individuais também fazem a diferença.

Conheça alguns exercícios recomendados para evitar LER/DORT:

1. Alongamentos para mãos e punhos

  • Separar e esticar os dedos - separe e estique os dedos até sentir uma leve tensão. Mantenha por 10 segundos e relaxe;
  • Dobramento dos dedos - dobre os dedos nas articulações e mantenha por 10 segundos. Repita uma vez;
  • Rotação dos punhos - entrelace os dedos à sua frente e gire os punhos no sentido horário e anti-horário por 10 vezes cada.

2. Exercícios para antebraços e ombros

  • Flexão e extensão dos punhos - com os braços esticados, dobre os punhos para cima e para baixo, mantendo cada posição por 10 segundos.
  • Alongamento dos antebraços - com o braço direito esticado, vire a palma da mão para cima. Use a mão esquerda para puxar suavemente os dedos para baixo até sentir um alongamento. Mantenha por 10 segundos e repita com o outro braço.
  1. Exercícios de relaxamento
  • Respiração profunda - feche os olhos, respire profundamente pelo nariz e solte o ar pela boca lentamente por um minuto. Isso ajuda a reduzir a tensão muscular;
  • Massagem nas mãos e braços - após o trabalho, faça uma massagem nas mãos e braços para estimular a circulação sanguínea e a oxigenação dos músculos.

4. Intervalos regulares

  • Pausas de cinco minutos - a cada 30 minutos de trabalho, faça uma pausa de cinco minutos. Se você trabalha sentado, levante-se e caminhe um pouco. Se trabalha em pé, sente-se e relaxe.

Referências:
UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. 28 de fevereiro é Dia Mundial de Combate às LER/DORT. São Paulo, SP, Brasil : s.n., 26 de Fevereiro de 2021.

Viva o seu melhor