Orientações Específicas para Influenza

Como se dá a transmissão da Influenza

A transmissão de influenza ocorre por meio de secreções respiratórias (gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente) ou por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias, levando as mãos sujas à boca, olhos e nariz. O uso da máscara e a higienização de mãos são importantes mecanismos de proteção.

Testes e Ida ao Pronto Atendimento

A coleta de exames é indicada principalmente para pessoas com condições de risco de complicações da doença:

  • Grávidas e puérperas
  • Adultos ≥ 60 anos e Crianças < 5 anos
  • Indivíduos que apresentem: Pneumopatias (incluindo asma), pacientes com tuberculose de todas as formas, doenças cardiovasculares, renais, do fígado, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos (disfunção cognitiva, lesão medular, epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, acidente vascular encefálico – AVE ou doenças neuromusculares), imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/aids ou outros e obesidade.
  • Indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (risco de síndrome de Reye).

Para demais indivíduos sem indícios de complicação ou sem necessidade de hospitalização a coleta não é indicada.

Quando indicada a coleta de testes específicos, deve preferencialmente acontecer após o terceiro dia do início dos sintomas, devido à sensibilidade desses exames.

A procura pelo serviço de saúde é indicada quando houver sinais de alarme, tais como: falta de ar, lábios arroxeados (cianose), chiado no peito, desmaio ou sensação de desmaio, febre de difícil controle e convulsão.

Importante: Informamos que o prazo de liberação do resultado para o exame RT - PCR (Covid-19) será de 18h a 24h corridas após a coleta. Alertamos que a aplicação de medicação para Influenza será analisada por nossa equipe médica.

Caso necessite de exame de RT - PCR (Covid-19) ou Influenza para viagem ou outros fins, para sua comodidade, sugerimos que utilize nosso serviço Fast-Track (Drive-Thru) de segunda a sábado das 7h às 19h, ou procure por nosso Centro de Diagnósticos

Isolamento

O ideal é realizar isolamento por até 7 dias. A saída do isolamento deve ocorrer 24h após a melhora dos sintomas (dor de garganta, coriza, tosse, febre, dor no corpo, alteração de olfato e paladar).

Tratamento

O tratamento específico com Tamiflu® (oseltamivir) é indicado para pacientes com fatores de risco para complicações da doença.

Lembre-se: A máscara é um importante agente de proteção.