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 Identificação Correta do Paciente

O que é?

A identificação correta do paciente é muito importante para garantia da segurança do processo assistencial. Essa ação é o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança em nossa instituição.

Em qualquer situação, mesmo naquelas em que o paciente não pode responder por si mesmo, isso garante o atendimento correto para a pessoa correta.

O processo de identificação do paciente deve ser capaz de identificar corretamente o indivíduo como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço (medicamentos, sangue ou hemoderivados, exames, cirurgias e tratamentos).

Em geral, esse processo exige pelo menos dois diferentes parâmetros, tais como nome completo, número de identificação do prontuário ou data de nascimento.

O resultado desse programa é monitorado por meio do indicador de tripla checagem, que consiste na verificação, por leitura eletrônica de barras, do medicamento correto conforme a prescrição médica, do paciente correto conforme a identificação e da identificação do profissional que realiza o cuidado. A tripla checagem pode ser utilizada, além de medicamentos, para controle de materiais e outros procedimentos.

Nosso processo de identificação do paciente inclui duas informações distintas: nome completo e número de prontuário/atendimento, inseridos no formato de código de barras utilizado para identificação do paciente antes de cada ação assistencial. Isso garante que o cuidado seja realizado no indivíduo certo.

A identificação acontece no momento da admissão (internação ou atendimento no Centro de Diagnósticos, ambulatórios e Pronto-Atendimento), por meio de pulseira ou de uma etiqueta afixada na roupa. Todos os processos de segurança incluem verificação prévia das informações contidas na pulseira ou etiqueta.

O que medimos?

Nesse indicador, consideramos a taxa de realização da tripla checagem antes da administração de medicamentos em situações que não envolvam atendimentos de urgência e emergência.

Em função dessas diferentes situações, nossa meta para o indicador foi estabelecida em 80%. A evolução dos resultados pode ser observada no gráfico abaixo.

Taxa de realização da tripla checagem no processo de administração de medicamentos
no Hospital Sírio-Libanês em comparação com a meta da instituição

Taxa de realização da tripla checagem no processo de administração de medicamentos  

Indicadores validados (auditados) por BDO



O indicador mostra que a realização das barreiras de segurança no processo de medicação está acima da meta estabelecida (80%). Atualmente, desenvolvemos programas educativos para melhorar ainda mais esse resultado.

A meta de 80% foi estabelecida de acordo com a nossa série histórica e com base no fato de que medicamentos são administrados também em situações de urgência e emergência.



O que você pode fazer para melhorar esse processo?

Para garantir a segurança do cuidado, é importante manter a pulseira ou etiqueta de identificação até a alta. Além disso, o paciente/familiar deve verificar se as informações estão corretas. Certifique-se de que a equipe assistencial faça a conferência de sua identificação antes de qualquer atendimento.

Esclareça suas dúvidas com os profissionais de saúde que estão lhe atendendo. Isso pode evitar falhas. Participe desse processo.