ok


Biópsias

Antes de iniciar qualquer tratamento é necessário confirmar ou afastar o diagnóstico de câncer de mama, o que é conseguido mediante análise ao microscópio do material extraído por biópsia.

Para lesões (nódulo) palpáveis de mama, é feita uma punção biópsia de fragmento (core-biopsy) ou biópsia cirúrgica.

A biópsia de fragmento é feita por punção utilizando um trocater. Permite a retirada de alguns milímetros de tecido, amostra geralmente suficiente, para exame. Requer apenas anestesia local e é feita no consultório.

A biópsia cirúrgica quase sempre é feita com a paciente sob anestesia geral e permite a remoção total da área nodular. O material pode ser analisado durante a cirurgia e com resultado imediato, por exame de cortes de congelação do tecido ou, depois, mediante cortes mais finos, sob inclusão e parafina, com resultado disponível de 12 a 48 horas.

Para lesões não-palpáveis, pode-se realizar uma mamotomia ou uma biópsia cirúrgica orientada.

A mamotomia é feita sob anestesia local, no serviço de Radiologia, sob visão da mamografia ou ultrassonografia. Trata-se da agulha grossa, também do tipo trocater, adaptada a um sistema de disparo automático e de máquina geradora de vácuo. Retira até 1,5cm3 de tecido. Um clip metálico de alguns milímetros é aplicado no lugar, para orientar eventual cirurgia posterior para lesões suspeitas mais difusas, ou quando se deseja exame intra-operatório de congelação, pode-se fazer a biópsia radioguiada (radioguided occult lesion localization - ROLL) ou a biópsia guiada pela colocação de fio metálico.

A técnica de ROLL é mais prática. Requer a injeção de um radioisótopo (tecnécio) por mamografia ou ultrassonografia antes da cirurgia e o uso de um contador portátil da radiação gama (probe) durante a cirurgia. A técnica é muito precisa.

A técnica de biópsia orientada por fio metálico depende da aplicação prévia do fio, também sob mamografia ou ultrassonografia. A biópsia é feita procurando a ponta do fio que deve estar ancorada na área suspeita.

Tanto no ROLL, como na biópsia com guia metálico é fundamental a mamografia do espécime retirado para atestar a extração da lesão.



Para mais informações, ligue para o telefone 3155-0854 ou e-mail nucleo.mastologia@hsl.org.br

Favoritos Envie para um Amigo RSS
Favoritos Indique este site RSS



Central de Relacionamento: 55 11 3155-0900