Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Quimioterapia

A quimioterapia consiste na aplicação de medicamentos que têm a capacidade de afetar a proliferação das células tumorais, podendo promover sua destruição. Os quimioterápicos agem em todo o organismo; por isso, a quimioterapia é considerada um tratamento sistêmico.

A quimioterapia é a forma mais importante de tratamento sistêmico para o câncer, podendo ser indicada de maneira exclusiva ou como forma de complementar o efeito da cirurgia ou da radioterapia.

Os diversos medicamentos quimioterápicos atualmente disponíveis podem ser usados de maneira isolada ou em combinações. Embora grande parte desses medicamentos seja usada por via intravenosa, atualmente existem diversos quimioterápicos para uso oral.

A aplicação da quimioterapia é feita em ciclos, que podem durar entre uma e oito semanas e que são repetidos conforme a necessidade e a tolerância por parte do paciente. Ao longo do tratamento, são feitos exames laboratoriais e exames radiológicos, que permitem ao médico avaliar o efeito do tratamento.

Quimioterapia

O paciente em quimioterapia também é acompanhado pela equipe multiprofissional, recebendo importantes orientações relativas aos aspectos de seu tratamento ligados às áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia e fisioterapia.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem dos medicamentos empregados e de suas doses, bem como da sensibilidade individual do paciente. A evolução da quimioterapia tem sido acompanhada por avanços nas diversas formas de controlar os efeitos colaterais do tratamento, que hoje são menores do que os observados no passado.

Outras formas de tratamento sistêmico incluem a hormonioterapia, a imunoterapia e as chamadas drogas de alvo molecular, medicamentos bastante específicos e indicados em casos selecionados. A hormonioterapia é útil no câncer de mama e no câncer de próstata, sendo mais raramente usada em outros casos.

Para agendar uma consulta no Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, entre em contato pelo telefone (11)3155-0252, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail agendamento.oncologia@hsl.org.br
​​