Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Medicina Avançada - EspecialidadesOncologia

 

Oncologia

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Centro de Oncologia

Desde sua fundação, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês tem buscado combinar tratamentos fundamentados nas mais recentes descobertas da ciência a uma atenção próxima e individualizada a todos os pacientes.

Para enfrentar esse desafio, a estratégia do Centro tem como fundamento os seguintes desafios:

a) Integração

A equipe do Centro de Oncologia acredita que somente trabalhando próximo às demais equipes do Sírio-Libanês será possível oferecer as melhores soluções para os pacientes. Por isso, muito é investido nesses contatos. Não apenas no dia a dia da enfermaria e consultório, mas também em reuniões clínicas e eventos científicos que favorecem a integração.

b) Especialização

O Centro de Oncologia vem conseguindo alcançar um maior nível de qualidade na assistência, aumentando o grau de especialização de seus profissionais. Cada médico do corpo clínico escolhe suas “áreas de interesse” para se dedicar. Delimitando, assim, as doenças que se propõe a conhecer melhor e tratar. Trata-se de se especializar dentro da própria especialidade, algo que é muito comum nos maiores centros ao redor do mundo.

c) Atendimento multidisciplinar

O tratamento do câncer é eminentemente multidisciplinar. Apesar dos médicos terem um papel central e decisivo ao longo de todo tratamento, outros profissionais são fundamentais para garantir a qualidade da assistência. Equipes de enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, odontologia, entre outros, unem esforços para dar a cada paciente o melhor tratamento possivel.

O investimento na formação e desenvolvimento desses profissionais tem sido essencial para a qualidade da assistência no Centro de Oncologia do Sírio-Libanês.

d) Padronização de condutas

O Sírio-Libanês acredita que os tratamentos oferecidos nas três unidades do Centro de Oncologia não devem diferir muito. Para isso, os médicos alinham suas condutas, mas sem desrespeitar as opções pessoais de cada profissional e paciente. A síntese dessas condutas resultou em uma publicação reconhecida nacionalmente, o Oncologia Clínica – Terapia Baseada em Evidências​.

e) Ensino e pesquisa

Para ser reconhecido como serviço de excelência no tratamento do câncer, o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês faz investimentos contínuos em ensino e pesquisa. Os programas de residência médica em Oncologia Clínica, Radioterapia e Hematologia (incluindo TMO) têm se mostrado uma contribuição relevante para a terapia do câncer no país.

Além disso, a completa estrutura para pesquisa clínica e as parcerias estratégic​as com centros de excelência (Memorial Sloan Kettering Cancer Center e Instituto Ludwig) colocam o Centro de Oncologia do Sírio-Libanês em uma posição relevante nesse contexto.

f) Investimentos tecnológicos

O diagnóstico e o tratamento do câncer vêm evoluindo rapidamente, e o Sírio-Libanês vem realizando investimentos continuados para que os melhores recursos tecnológicos estejam disponíveis para acompanhar esse desenvolvimento. Um novo serviço de Patologia, uma nova unidade para transplante de medula óssea, um novo acelerador linear para radioterapia são, todos, investimentos que vêm se traduzindo em melhores resultados para os pacientes do Sírio-Libanês.

Unidades

O Centro de Oncologia do Sírio-Libanês possui hoje três unidades: Bela Vista e Itaim, na cidade de São Paulo, e Brasília, no Distrito Federal.

Centro de Oncologia em números

  • Três unidades (8 mil m2​ exclusivos).
  • 82 Médicos.
  • 20 Médicos Residentes (Oncologia, Radioterapia e Hematologia).
  • Mais de 300 colaboradores.
  • 7 mil pacientes em tratamento.
  • 450 novos pacientes/mês.
  • 38 mil consultas/ano.
  • 60 TMO/ano.

​​Informações

Telefone: (11) 31​​55-0252
​Das 8h às 20h, seg. a sex.

  • ​​