Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Medicina Avançada - EspecialidadesImunizaçõesVacina Dupla Infantil e Adulto

 

Imunizações

​​​​Vacina Dupla Infantil e Adulto

As chamadas vacinas duplas contêm os toxoides diftérico e tetânico, de aplicação intramuscular, sendo apresentada nas formas infantil (DT) e adulta (dT).

A forma infantil (DT) é constituída de 30 UI de toxoide diftérico e dez a 20 UI do toxoide tetânico.

A vacina do tipo adulto (dT) compõe-se de dois a quatro UI de toxoide diftérico e dez a 20 UI de toxoide tetânico. Salienta-se que a vacina dupla infantil (DT) contém a mesma quantidade de toxoides tetânico e diftérico que a vacina tríplice (DTP). Já a dupla tipo adulto (dT) contém menor quantidade de toxoide diftérico.

Quem deve tomar a vacina

  • A vacina dupla infantil (DT) é usada em casos especiais, quando a criança apresentou reações adversas muito intensas contra o componente B pertussis da vacina tríplice bacteriana (DPT), apenas se não estiver disponível a vacina Acelular – DPaT.

Deve ser usada somente em crianças que tenham contraindicações para receber a vacina tríplice (DTP) ou tenham tido coqueluche, com diagnóstico bem fundamentado por médico.

Tanto a vacina tríplice quanto a dupla infantil podem ser utilizadas em crianças que ainda não completaram 7 anos de idade.

  • As crianças acima de 7 anos, quando houver indicação, devem receber a vacina dupla do tipo adulto (dT), que contém dose reduzida do componente diftérico. A imunização básica é composta de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, havendo depois, uma terceira dose, que deverá ser aplicada, seis meses após a segunda dose.

Eficácia e tempo de proteção da vacina

A vacina dupla adulto (dT) é indicada como reforço para tétano e difteria, após os 7 anos de idade. Deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos.