Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Medicina Avançada - EspecialidadesDiabetesNeuropatia

 

Diabetes

​​​​​​​​Neuropatia

Neuropatia diabética é a perda gradativa da função dos nervos dos pés e pernas devido ao diabetes. A mudança mais comum e significativa é a diminuição progressiva da sensibilidade.

Como posso saber se tenho?

A neuropatia geralmente ocorre lentamente e com redução parcial da sensibilidade. Como no início ainda é possível sentir os pés, o diagnóstico precoce se torna difícil. Um exame físico feito pelo médico e, talvez, testes especiais, podem ajudar a descobrir o problema.​

Se a neuropatia causa a perda da sensibilidade, porque o meu pé dói ou apresenta formigamento?

Com a neuropatia, os nervos podem transmitir impulsos que você vai sentir como:

  • Torpor.
  • Formigamento.
  • Pontadas.
  • Agulhadas.
  • Choques.​
  • Combinação destas sensações.

Todas as pessoas com diabetes têm neuropatia?

A possibilidade de ter neuropatia aumenta com a idade. E quanto mais tempo de doença, maior a chance de desenvolver neuropatia. Muitos casos são leves e alguns, severos.

A gravidade da neuropatia não corresponde, necessariamente, à gravidade do diabetes. Algumas pessoas com diabetes leves apresentam neuropatia severa.

A neuropatia afeta somente os pés?

A neuropatia afeta principalmente os pés, mas também pode envolver os tornozelos, pernas (raramente acima dos joelhos) e, às vezes, até as mãos. Mas tende a ser mais severa no pé do que na perna.

O que pode acontecer aos meus pés se eu tiver neuropatia?

Você pode ferir seus pés sem notar. Por exemplo, uma pessoa com neuropatia pode deixar um corte ou ferimento sair de controle simplesmente porque, não sentindo dor, não percebe a extensão do problema.

Por isso, lembre-se: caminhar descalço pode ser perigoso caso a sensibilidade esteja diminuída.

De que outras maneiras a neuropatia pode afetar meus pés?

Se você utiliza um par de sapatos mal adaptados, bolhas ou ferimentos (úlceras) podem formar-se em menos de uma hora. Inicialmente, elas vão causar pequenos problemas, que podem evoluir para situações mais sérias.

Isso significa que devo procurar o médico mesmo se a lesão no meu pé for pequena?

Sim. É frequente o paciente notar uma área inchada ou avermelhada e não dar muita atenção porque ela não dói. Mais tarde, poderá vir a perder todo ou parte do pé. O maior perigo da neuropatia é a perda de sensibilidade porque a lesão passa despercebida.​​

  • ​​